Do fundo do baú ou tema do dia?

Matéria antiga sobre Eco Kids e Educomunicação, escrita por Chico Andrade,  em Ilhéus, volta a ser tema atual, considerando a proximidade do I Seminário de EduComunicação: novas formas de ver, novas formas de fazer Educação Ambiental, a ser realizado no dia 05 de agosto de 2016, em Vitória da Conquista, no auditório do CEMAE, das 8h às 17h.

Acompanhe a matéria, publicada em 2013.

Ecokids ilustra uma prática educomunicativa nas escolas de Ilhéus

Exemplo de prática educomunicativa, o jornal Ecokids reúne uma diversidade de atividades que norteia o trabalho de conscientização e preservação dos valores socioambientais dos alunos da educação infantil. A próxima edição, produzida por estudantes da Escola Indígena Tupinambá de Olivença, será lançada em setembro. Idealizado pelo Ministério Público do Estado da Bahia em parceria com Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Educação e Meio Ambiente, Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e Direc-6 (Diretoria Regional de Educação), o projeto resulta em um jornal com temática ambiental e contempla escolas da rede pública e privada.

Educomunicação é uma metodologia pedagógica que agrega recursos tecnológicos modernos e as técnicas de comunicação no cotidiano escolar, para despertar a consciência dos estudantes sobre temáticas contemporâneas. Com o tema central “Eco-Eticamente Correto”, a 12ª edição, lançada no dia 26/07, no Colégio Ideal, expôs as diversas atividades realizadas na escola ao longo de um ano e meio. A educadora e responsável pelo desenvolvimento e organização do jornal, Jacqueline Medeiros, explica que o Show de Valores juntamente com a Galeria de Talentos, eventos de maior visibilidade do Colégio, realizado em 2012, teve como tema oficial a importância de preservar a natureza. A decoração foi produzida por lixo reciclado e as apresentações voltadas para o meio ambiente.

A produção do jornal engloba uma série de atividades lúdicas educativas desenvolvidas com os estudantes. As crianças das turmas do 1º período, por exemplo, aprenderam a consumir os alimentos na forma integral, na busca de uma vida mais saudável. Na edição, consta uma receita de bolo de casca de banana. Outra experiência foi a visita da turma do fundamental I ao Santuário de Vida Silvestre Mãe da Mata, onde passearam por trilhas, tomaram banho de cachoeira, estudando o ciclo da água e a importância de preservação das nascentes. Ainda, os estudantes degustaram um banquete de frutas e conheceram a cabruca –  um sistema ecológico de cultivo agroflorestal que se baseia na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada no sub-bosque de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações mesológicas com os sistemas remanescentes.

Já com as crianças das turmas do 1º ano, foi realizada a construção de jogos e brinquedos com materiais recicláveis. O objetivo da ação foi conscientizar os educandos a serem agentes transformadores do lixo. Entre os brinquedos produzidos estão bonecos, carrinhos e vários jogos. Já os estudantes do 2º período colocaram a mão na terra e aprenderam sobre o cultivo de alimentos. Alface, tomate, salsa e coentro são exemplos de frutas e hortaliças cultivadas pelos pequenos. Os estudantes do 2º ao 5º ano desenvolveram uma gama de textos, desenhos e pinturas com o tema ecológico.

Produção da 12ª edição – A 12º edição do Ecokids teve a direção de Eliana Lang, coordenação de Ângela Silva, da educação infantil e Kassyenne Gila, do Fundamental; desenvolvimento, organização e arte gráfica de Jacqueline Medeiros, além de diversas mediadoras e educadoras. O lançamento da edição contou com a presença das promotoras de Justiça Karina Cherubini, e da Infância e Juventude, Maria Amélia Sampaio Góes, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Vieira, e a diretora e vice-diretor da Escola Indígena Tupinambá de Olivença, Gicélia Menezes e Erlon Fábio Costa.

21843_250

Fonte: ANDRADE, Chico.Eco Kids ilustra uma prática educomunicativa nas escolas de Ilhéus. Blog do Chico Andrade, Ilhéus, 31 de julho de 2013. Disponível em: http://chicoandrade.com.br/blog/ecokids-ilustra-uma-pratica-educomunicativa-nas-escolas-de-ilheus/. Acesso em 03 ago. 2016.

Crédito das imagens: Blog do Chico Andrade/internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.