No dia 13 de abril de 2016, no Salão Paroquial da Igreja Católica de Anagé, os diretores das escolas municipais Benito Gama e Joaquim Teotônio de Sousa assistiram à apresentação do projeto de educação ambiental Eco Kids e Eco Teens, a ser desenvolvido em parceria com o Ministério Público da Bahia. A apresentação foi efetuada pela Promotora Regional de Meio Ambiente com sede em Vitória da Conquista, Karina Gomes Cherubini. Estiveram presentes as diretoras de departamento da Secretaria Municipal de Educação, Queith Rebouças Meneses Brito e Maria do Socorro Pereira Soares Santos.
Apresentação a diretores de Anagé. Foto: Ana Júlia Paixão.
Após esclarecerem as dúvidas sobre a produção dos jornais e receberem exemplares publicados em Vitória da Conquista e Barra do Choça, municípios em que o projeto está implantado desde 2014, os diretores Andreia Ferreira Santos Oliveira, representando a Escola Municipal Benito Gama, e Getúlio Oliveira Duarte, gestor do Centro Educacional Joaquim Teotônio de Sousa, aceitaram participar do projeto, embora apreensivos quanto à responsabilidade de produzirem as primeiras edições do Município de Anagé. No entanto, as escolas foram escolhidas pelo Conselho Editorial dos jornais Eco Kids e Eco Teens daquele município, justamente pelo seu perfil dinâmico e de execução de projetos.
Conselho Editorial de Anagé- projeto Eco Kids e Eco Teens.
Foto: Ana Júlia Paixão
Os lançamentos estão programados para o mês de agosto de 2016. O Eco Kids será lançado no dia 05 de agosto, pela Escola Municipal Benito Gama, e no dia 26 de agosto, pelo Centro Educacional Joaquim Teotônio de Sousa.
O projeto Eco Kids e Eco Teens, coordenado pelo Ministério Público da Bahia, consiste na elaboração e circulação de jornais ambientais, elaborados pelos alunos de escolas públicas ou privadas, indicadas pelo Conselho Editorial de cada município. O financiamento das edições é feito por infratores ambientais, por proposta do Ministério Público, como penas alternativas ou termos de ajustamento de conduta.