Ana Júlia assumiu a administração de uma pequena indústria, com trinta funcionários. Após observar a rotina e a contabilidade da empresa, determinou a suspensão do uso de copos descartáveis pelos funcionários, providenciando a substituição por copos personalizados, com o nome de cada um deles.
Uma funcionária não acatou a mudança e foi questionar a nova administradora. Para ela, havia providências muito mais importantes a tomar, do que se preocupar com insignificâncias.
Ana Júlia prontamente lhe respondeu:
– Luana, pense um pouquinho comigo: cada funcionário usa, no mínimo, dois copos descartáveis ao dia. Isto significa 60 copos, ao final do dia e 300 copos, de segunda a sexta-feira. Ao final do mês, teremos consumido 1.200 copos e, no final do ano, 14.400 copos descartados no meio ambiente. Se você pensar na indústria vizinha, que tem igual número de funcionários, juntas teremos 28.800 copos descartados por ano. Agora, imagine esse quantitativo multiplicado por todos os 5.570 municípios do país, tomando como base duas empresas com trinta funcionários. Serão 11.140 indústrias lançando anualmente 160.416.000 copos descartáveis em aterros e lixões.
– Como você vê, Luana, não é só um insignificante copo! A insignificância está em nossa percepção ambiental. Pense nisso e faça a sua parte.
Por Karina Cherubini.
Crédito da imagem: “Plastic Cups of Water” por Steven Depolo . Disponível em : https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67-dia-a-dia/3475-copo-descartavel-cafe-agua-uso-casa-trabalho-escritorio-empresa-ou-substituir-caneca-garrafa-reutilizavel-papel-vidro-plastico-ceramica-qual-melhor-opcao-alternativa-ecologica-problema-lixo-residuos-poluicao-impacto-saude-meio-ambien.html