Segundo o ICMBio, os psitacídeos, família a que pertencem os papagaios, são muito visados pelo tráfico de animais silvestres para abastecer o mercado de animais de estimação. O gênero Amazona é o mais conhecido de todos os psitacídeos do novo mundo e quatro são as espécies ameaçadas de extinção:
»PAPAGAIO-DO-PEITO-ROXO (Amazona vinacea): originalmente ocorria na Mata Atlântica, do sul da Bahia ao norte do Rio Grande do Sul,sendo que as populações do norte da distribuição encontram-se muito reduzidas ou mesmo extintas.
» PAPAGAIO-CHARÃO (Amazona pretrei): ocorre nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, chegando ocasionalmente à Argentina.
»PAPAGAIO-DE-CARA-ROXA (Amazona brasiliensis): ocorre em faixa contínua que vai de Mongaguá, litoral sul de São Paulo, passando pelo Paraná e chegando até o litoral norte de Santa Catarina. O complexo estuarino-lagunar, que se estende de Peruíbe (SP) até Paranaguá (PR), é o trecho de maior ocorrência desse papagaio.
» CHAUÁ (Amazona rhodocorytha): O Chauá é endêmico da faixa litorânea do centro-leste do Brasil, ocorrendo desde o estado de Alagoas,chegando ao sul do Rio de Janeiro, até o leste de Minas Gerais.
Encontra-se em execução o Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica (PAN Papagaios), aprovado sob Portaria 130, de 14 de dezembro de 2010, do ICMbio. O plano tem como objetivo “garantir a integridade genética e demográfica das populações naturais das espécies contempladas no PAN Papagaios, por meio da ampliação do conhecimento científico, da redução da perda de hábitat e da retirada de espécimes da natureza, nos próximos cinco anos”. O primeiro ciclo do PAN Pagapaios encerrou em janeiro de 2016. O segundo ciclo tem prazo de execução até agosto de 2022.
O Município de Vitória da Conquista apresenta registros de papagaio-chauá. A recomposição das matas e áreas ambientalmente protegidas contribuirá para o aumento do habitat da espécie em questão, acredita Fábio Fernandes Correa, Promotor de Justiça do Estado da Bahia e gerente do programa Florestal Legal.
Saiba mais:
Portaria 130, de 14 de dezembro de 2010, do ICMbio: < http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-papagaios/portaria-pan-papagaios.pdf>
Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/pan-papagaios/pan-papagaios.pdf>
Sumário Executivo do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Papagaios da Mata Atlântica: <http://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/docs-plano-de-acao/papagaios.pdf>
Programa Papagaios do Brasil é lançado em evento do Paraná. Portal do Instituto Chico mendes de Conservação da Biodiversidade, 09 nov. 2017. Disponível em:<http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9286-lancado-programa-papagaios-do-brasil>. Acesso em 06 fev. 2018
Programa Florestal Legal, Ofício Circular nº 01/2018, de 12 jan. 2018, subscrito por Fábio Fernandes Correa.
Facebook: Papagaios do Brasil. Disponível em: <https://www.facebook.com/papagaiosdobrasil/>
Ilustração da capa: Papagaio-Chauá. Extraído do site Conexão Planeta, 28 mar. 2017. Disponível em: <http://conexaoplaneta.com.br/blog/projeto-papagaio-chaua-luta-para-salvar-especie-brasileira-da-extincao/>. Acesso em 06 fev. 2018.