A Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (Sema) publicou em 2017 a Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção do Estado da Bahia ( Portaria nº 37, de 15 de agosto de 2017). Os níveis de ameaça foram divididos nas categorias Regionalmente Extinta (RE), Criticamente em Perigo (CR), Em Perigo (EN) ou Vulnerável (VU).
A Lista, também conhecida também como “Livro Vermelho” aponta 2.607 espécies de animais como raras, endêmicas ou sob ameaça de extinção no território estadual, enquadrando 331 espécies em um dos níveis de ameaça de extinção.
Aparecem espécies como a Onça-pintada, Ararinha-azul, Gavião-real, Papagaio-de-peito-roxo, Águia-cinzenta, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-verde, Aranha Caranguejeira, Cobra-coral, Cobra-verde, Pica-pau-amarelo, Estrela-do-mar, Cação, Cavalo-marinho, Piaba, Peixe-serra, Atum-azul, o Bugio-marrom, além de espécies classificadas como de interesse social, como algumas abelhas sem ferrão (Uruçu, Mandaçaia e Jandaíra), Caranguejo-uçá, Guaiamun, Pitu, Aratu, peixe Bagre, Badejo-amarelo, Mero, Tubarão-martelo, entre outros.
O levantamento das espécies em ameaça de extinção, projeto da Superintendência de Estudos e Pesquisas Ambientais (SEP/SEMA), contou com a coordenação geral da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e também a Universidade Estadual de Santa Catarina (UESC), nas coordenações de grupos biológicos. Teve o apoio executivo do Instituto Dríades de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), bem como acompanhamento do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA). O trabalho demandou envolvimento da comunidade científica nacional, contando, presencialmente, com cerca de 115 especialistas de aproximadamente 40 instituições, que prestaram relevante colaboração ao trabalho.
Saiba mais: Sema publica Lista de Espécies de Fauna Ameaçadas de Extinção do Estado da Bahia. Disponível em: http://www.seia.ba.gov.br/noticias/2017/08/sema-publica-lista-de-esp-cies-da-fauna-amea-adas-de-extin-o-do-estado-da-bahia. Acesso em 01 fev. 2018.
Portaria Sema nº 37, de 17 de agosto de 2017, Diário Oficial do Estado de 16 ago 2017. Disponível em https://sogi8.sogi.com.br/…/portaria%20sema%20n%2037%20de%2015082017.pdf . Acesso em 01 fev 2018.
Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção – MMA
Imagem da Capa: Tamanduá-Mirim. extraído de AMORIM, Jorge. Tamanduá-mirim é encontrado por morador em Barra do Choça. Blog do Jorge Amorim. Barra do Choça, 23 set. 2016. Disponível em: http://blogdojorgeamorim.com.br/2016/09/tamandua-mirim-e-encontrado-por-morador-em-barra-do-choca/. Acesso em 01 fev. 2018.