Você sabia que planta tem personalidade?

Pode parecer estranho, mas não são somente os seres humanos que apresentam características de personalidade. As espécies vegetais também têm comportamento próprio e sua “personalidade” revela-se quando competem por luz, alimentos ou espaço. 

A competição ocorre no solo, quando as raízes de plantas diferentes encontram-se na mesma profundidade, ocasionando uma disputa por água e nutrientes. 

A disputa por luz ocorre, por exemplo, quando as copas de árvores maiores são frondosas, fechadas. Nesta situação, podem impedir a passagem de luz para as espécies vegetais de menor porte, que estejam plantadas abaixo delas. Sem receber iluminação adequada, as plantas menores podem morrer.

Em função da competição por luz, as plantas podem ser:

Tolerantes: vivem à sombra das maiores, habitando o teto das codominantes para baixo.  São espécies que necessitam de um considerável grau de sombra para o seu desenvolvimento inicial. 

Intolerantes ou sucessionais : são espécies que requerem luminosidade plena para germinação, sobretudo para o desenvolvimento satisfatório das mudas. Caracterizam-se pelo rápido crescimento, principalmente no estágio inicial de desenvolvimento

Oportunistas: são espécies que vegetam bem em competição por luz, mas ao receber luz em abundância, crescem rapidamente e atingem os tetos dominantes.

A informação foi dada pelo Engenheiro Florestal Rodrigo Maffei, após consulta a obra de Baurr (1964). Com base nesse “quadro de personalidades”, o profissional pode elaborar o plano de revegetação e auxiliar na regeneração de determinada área degradada. Além disto, deve observar a necessária distância de plantio entre cada um dos indivíduos, para que possam sobreviver.

Fonte: BAHIA, Ministério Público da Bahia. Procedimento Administrativo nº 003.0.244334/2014, Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Vitória da Conquista, fl. 158.

Saiba mais: SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Competição. Portal Uol: Ciências. Disponível em:<https://escolakids.uol.com.br/ciencias/competicao.htm#:>. Acesso em 11 dez. 2020.

 

Imagem da capa: Freepik. Disponível em:<a href=”https://br.freepik.com/vetores/arvore”>Árvore vetor criado por brgfx – br.freepik.com</a> Acesso em 11 dez. 2020.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.