MP Cultural

Vitória da Conquista reinicia projeto MP Cultural com exposição de maquete da Biblioteca Pública

Iniciou hoje, no Ministério Público da Bahia, na sede regional de Vitória da Conquista, o projeto MP Cultural. Consiste na exposição de trabalhos de alunos de escolas públicas e privadas no saguão da sede regional do Ministério Público, possibilitando ao público que comparece à instituição a oportunidade de apreciar obras artísticas com as quais dificilmente teria contato, já que, tradicionalmente, ficariam restritas à apreciação somente no âmbito escolar.

Por outro lado, o projeto MP Cultural, ao mesmo tempo em que valoriza a produção estudantil, oferece oportunidade de exposição da obra em local de visibilidade pública, sem custo para o artista ou para a escola.

O projeto, de iniciativa da Promotora de Justiça Karina Gomes Cherubini, já foi desenvolvido em Ilhéus, entre 2008 e 2009. Retorna agora, com a primeira exposição, trazendo a maquete da Biblioteca José Sá Nunes, de Vitória da Conquista. A obra é de autoria dos alunos Jackson Mota de Jesus, Mateus Pereira Félix e Paulo Vinicius Soares Campos, do Fundamental II,  da Escola Municipal Milton de Almeida Santos. Foi construída por ocasião do projeto Eco Teens, para demonstrar que patrimônio cultural e bens públicos integram o meio ambiente artificial e precisam ser redescobertos  e valorizados  (relembre aqui)

José Sá Nunes, patrono da Biblioteca Municipal de Vitória da Conquista, nasceu em Vitória da Conquista no dia 7 de junho de 1889. Foi Promotor Público na cidade de União da Vitória, no Paraná, aos idos de 1920. É apontado como um dos mais ilustres filólogos brasileiros, autor do “Dicionário Brasileiro” encomendado pela Academia Brasileira de Letras e revisor da Constituição Federal de 1946.

Escola Municipal Milton de Almeida Santos

Alunos construíram maquete da Biblioteca Municipal José Sá Nunes, de Vitória da Conquista, que agora ficará exposta no Ministério Público da Bahia até fevereiro de 2018.

A biografia do patrono da Biblioteca também foi objeto de pesquisa pelos alunos.

 

Saiba mais:

Biblioteca Municipal. Portal da Prefeitura de Vitória da Conquista, disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br/biblioteca-municipal/.

Biblioteca Municipal José de Sá Nunes comemora 55 anos. Portal de Prefeitura de Vitória da Conquista, 04 dez. 2013. Disponível em: http://www.pmvc.ba.gov.br/biblioteca-municipal-jose-de-sa-nunes-comemora-55-anos/. Acesso em 19 dez. 2017.

Colégio Estadual José Sá Nunes será homenagegado na Câmara pelos seus 50 anos. Blog Resenha Geral, 20 maio 2015. Disponível em: http://www.blogdaresenhageral.com.br/colegio-estadual-jose-sa-nunes-sera-homenageado-na-camara-pelos-seus-50-anos/. Acesso em 19 dez. 2017.

BARROS, Homero de. Sá Nunes. Revista dos Cursos de Letras. Curitiba, abril 1955, n. 3. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/letras/article/viewFile/20056/13236 . Acesso em 19 dez. 2017.

 

 

 

2 comentários sobre “Vitória da Conquista reinicia projeto MP Cultural com exposição de maquete da Biblioteca Pública

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.