MP-PI lança projetos com foco na sustentabilidade para escolas públicas

O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), representado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC) e o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e de Educação de Teresina, realizou, nesta terça-feira (20), o lançamento dos projetos Eco Kids e Eco Teens, na sede da Procuradoria Geral de Justiça. As iniciativas trabalham a educação ambiental com as crianças, jovens e adolescentes da rede pública de Teresina.

Estiveram presentes os diretores dos seguintes colégios: CMEI Padre Eduardo, Escola Municipal Graciliano Ramos, Escola Municipal Machado de Assis, Escola Municipal Dom Helder Câmara e Escola Municipal Minha Casa. Todos conheceram os detalhes do Eco Kids e Eco Teens. Além disso, desenvolveram o cronograma de ações para a efetivação dos projetos em sala de aula.

A ideia é despertar nos alunos o interesse na produção de conteúdos para publicações semestrais, através dos jornais Eco Kids e Eco Teens. Eles serão realizados por crianças de até 12 anos e adolescentes, juntamente com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, os estudantes vão refletir sobre os problemas ambientais que afetam as comunidades, elaborando textos jornalísticos, poesias, imagens, desenhos e outros materiais para divulgação durante um semestre.

Segundo a promotora de Justiça e coordenadora do CAODEC, Flávia Gomes Cordeiro, é muito importante valorizar ainda na infância noções de responsabilidade socioambiental. “A educação ambiental precisa ser uma constante nas salas de aula. Hoje renovamos o nosso compromisso com os diretores e ficamos felizes com os bons resultados colhidos no primeiro semestre de 2016. É uma satisfação saber que as nossas crianças e jovens estão preocupados com questões ambientais e trabalhando projetos que valorizam os recursos sustentáveis”, destaca.

Para a secretária municipal do Meio Ambiente, Larissa Napoleão, os projetos movimentam a escola e sensibilizam a sociedade na construção de um futuro melhor. “Participamos no primeiro semestre e pudemos constatar que a partir destas iniciativas as pessoas passaram a ter outra visão de mundo. Estas atividades também influenciam no processo de socialização dos alunos”, afirma.

Alunos vivenciam o universo sustentável

No primeiro semestre de 2016, os colégios CMEI Jesus Diocesano, a Escola Municipal Torquato Neto e a Escola Municipal Raimundo Nonato Monteiro Santana participaram dos projetos. De acordo com a representante da Secretaria Municipal de Educação, Aldeia Lima, os alunos e professores vivenciaram uma grande experiência em sala de aula.

Extraído de: 180 Graus, 20 set. 2016. Disponível em: http://180graus.com/blog-geral/mppi-lanca-projetos-com-foco-na-sustentabilidade-para-escolas-publicas. Acesso em 28 set. 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.