Machu Picchu: mais do que boas razões para conhecer e preservar

Professor Hiram Bingham descobriu Machu Picchu em 1911. Desde então, muitas pessoas referem-se a ela como a “Cidade Perdida dos Incas”.

Arquivo pessoal, 2013.

 Embora o turismo seja uma das principais atividades em Machu Picchu, existem outras coisas notáveis e importantes a saber sobre a cidade.

Sabia que a floresta tropical úmida que rodeia Machu Picchu dá abrigo a espécies ameaçadas de extinção?

Arquivo pessoal, 2013.

Algumas palmeiras e samambaias podem ser exemplos de espécies da flora ameaçadas de extinção.

Samambaia da região de Yunga, Peru. Crédito: Maestrovirtuale

Quando falamos de fauna peruana, a onça-pintada e o urso-de-óculos são duas espécies que é preciso destacar. Ambas são animais raros, mas o urso andino é a única espécie de urso da América do Sul.

Ursos passeando em Machu Picchu durante isolamento. Foto: El Comercio. Fonte: Guia Viajar Melhor.

Devido a esses animais e plantas incomuns e à esplêndida arquitetura, milhares de turistas vão a Machu Picchu. Tanto que o governo peruano precisou restringir o número de pessoas naquele local histórico para proteger a cidade perdida. Desde 2011, apenas 2.500 visitantes por dia tem permissão para conhecer o local.

Outro perigo para Machu Picchu são as condições sísmicas do país, já que os terremotos são comuns no Peru. Associado a isto,  percebe-se o quanto a engenharia inca é fascinante. Os construtores não utilizavam argamassa nos edifícios. As pedras encaixavam de uma forma particular, onde “nenhuma folha de papel” podia passar entre elas. Utilizavam uma técnica denominada “Ashlar” para construir a cidade, que apresenta  vantagem sobre a argamassa: quando há um terremoto, as pedras não colapsam, apenas se movem ligeiramente.

Placa em reconhecimento à engenharia civil Inca. Arquivo pessoal, 2013.

Arqueólogos dizem que os Incas construíram Machu Picchu para Pachacuti, o seu imperador. Outra assertiva é que a população Inca praticou o sacrifício humano para adorar divindades, como Inti, o deus sol Inca.

 

Diante de tantas curiosidades, beleza  e história, há razões para conhecer e preservar Machu Picchu não concorda?


Fonte: HARRISON Stephen. Machu PicchuIn: Intermediate English Comprehension. Book 2, Kindle Edition, 2013, páginas 5-6 . Disponível em:<https://www.englishlearningexpert.com/audio.html>. Releitura e Tradução livre por Karina Gomes Cherubini

Saiba Mais:

REGIÃO de Yunga do Peru: flora, fauna, relevo e características. Maestrovirtuale. Disponível em:<https://maestrovirtuale.com/regiao-de-yunga-do-peru-flora-fauna-relevo-e-caracteristicas/>. Acesso em: 04 dez. 2020

URSOS são flagrados passeando em Machu Picchu durante isolamento. Guia Viajar Melhor,  2020. Disponível em:<https://guiaviajarmelhor.com.br/ursos-sao-flagrados-passeando-em-machu-picchu-durante-isolamento/>. Acesso em 04 dez. 2020. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.