Itapetinga: Conselheiro Editorial do projeto Eco Kids e Eco Teens recebe homenagem do Ministério Público

Em reunião realizada na Secretaria de Educação de Itapetinga, no último dia 13 de novembro, Washington Luiz Souza Maciel, Secretário Municipal de Planejamento,  recebeu um troféu das mãos da Promotora de Justiça Regional Ambiental, Karina Gomes Cherubini, em nome do Ministério Público da Bahia, como reconhecimento por seu esforço e dedicação frente aos trabalhos desenvolvidos como Conselheiro Editorial do Projeto Eco Kids e Eco Teens.

Washington Maciel é  Mestre em Ciências Ambientais (UESB), possui graduação em Zootecnia (2003) e especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2006).  Foi o responsável pelo convite ao Ministério Público da Bahia para implantação do projeto de educação ambiental em Itapetinga, a partir de 2017. A parceria do Conselheiro com o Ministério Público, entretanto,  é mais antiga, pois o homenageado também atuou como Conselheiro Editorial no município de Encruzilhada, no ano de 2016, onde conheceu o projeto e buscou sua extensão a Itapetinga.

Washington Maciel, durante o lançamento da 1ª edição do jornal Eco Kids de Encruzilhada.

Mesa

Washington Maciel no lançamento da 1ª edição do jornal Eco Teens de Encruzilhada- 2016

Lançamento da 1ª edição do Jornal Eco Teens de Encruzilhada, com a presença de Washington Maciel- 2016

Durante as reuniões do Conselho Editorial em Itapetinga, Washington Maciel é bastante criterioso com os usos dos termos que serão usados nos jornais Eco Kids e Eco Teens, para que mantenham fidelidade ao seu sentido ambiental. Por exemplo, o Conselheiro recomenda que as escolas não utilizem a palavra “reciclagem”, para referir-se à atividade pedagógica de reaproveitamento de materiais em oficinas de brinquedos. Segundo o Conselheiro, as escolas procedem ao reuso, à reutilização. Reciclagem é feita com a transformação da matéria em outra, retornando à cadeia produtiva, explica.

Conselho Editorial dos jornais Eco Kids e Eco Teens de Itapetinga

Participaram da reunião os Conselheiros Editoriais de Itapetinga Manoel Neto Costa Ferreira, Tania Dias Macário, Iara Gomes de Luna Santos, Ivanilde Teixeira Aguiar Santos,  Aline de Sousa Meneses,  representando a Secretaria Municipal de Educação,  Isabela Scaldaferri, representando a Assessoria de Imprensa, Tiago Melo de Oliveira, Presidente do Conselho Municipal de Educação, e as escolas Cooperativa Educacional de Itapetinga, por meio de sua Diretora Isabel Marques Scaldaferri,  Centro Educacional Ismael Cruz, representado pela Coordenadora Norma Célia Farias Costa, Escola Municipal Sizaltina Fernandes – anexo I, representada pela Coordenadora Sônia Gorette da Cruz Almeida, que produziram as edições dos jornais Eco Kids e Eco Teens em 2018.

Também estiveram presentes as escolas municipais indicadas para o projeto Eco Kids e Eco Teens em 2019: Escola de 1º grau Ministra Esther de Figueiredo FerrazEscola Maria Amélia Menezes Santos, representadas por Tatiana de Almeida, Diretora, Márcia Tavares Ferreira e Juliana Oliveira Silva, Coordenadoras.

Conselho Editorial 2018

Homenageado, Conselho Editorial de Itapetinga e Escolas participantes do projeto Eco Kids e Eco Teens

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.