Ilha da Páscoa, um exemplo do que não podemos fazer com a Terra

Os ilhéus da Ilha de Páscoa cortaram quase todas as árvores do lugar por muitas razões. A principal delas era fazer barcos para pescar. Outra razão era para ajudar a esculpir as estátuas chamadas “Moai”, provavelmente fazendo escadas e andaimes para esta atividade. Mas foi uma idéia terrível, porque cortar as árvores sem replantá-las afetou a flora e a fauna. A população ficou sem sombra natural, sem comida, e a água ficou comprometida.

O que os moradores dessa ilha fizeram com sua casa já seria tragédia suficiente, mas as coisas sempre podem ser piores. Então, por volta de 1800, comerciantes de escravos do Peru sequestraram milhares de ilhéus. Quando o governo peruano descobriu o crime, ordenou a restituição de todos os sequestrados à Ilha de Páscoa. A medida não foi a mais adequada para a ilha porque alguns dos apreendidos voltaram com doenças, como a varíola. A conseqüência disto foi a morte de muitos nativos remanescentes na ilha, porque não tinham remédios, médicos e anticorpos para estas doenças. O mesmo ocorreu com a tuberculose trazida por baleeiros.

Vale notar que o lugar mais próximo da Ilha de Páscoa era a Ilha de Pitcairn, que fica a 2075 km de distância. Em outras palavras, a Ilha de Páscoa dependia de si mesma. Em vez de cuidar dos recursos naturais para garantir a sobrevivência dos seres humanos e de outras espécies, os nativos gastaram a maioria de seus recursos indiscriminadamente. Com isto, foram vítimas fáceis de si mesmos e de pessoas estrangeiras.

Além de cortar as árvores, os ilhéus cometeram outros erros. Eles caçaram e comeram um número considerável das aves e outras espécies terrestres que viviam na ilha. Assim, passaram fome porque os animais se extinguiram na ilha. A distância entre a Ilha de Páscoa e sua ilha vizinha era quase proibitiva para a migração dos animais e a recuperação da fauna.

Navios ingleses e espanhóis visitaram a ilha, mas o desastre sócio-ambiental aqui descrito já havia ocorrido quando eles chegaram. A fome, as guerras entre tribos ou clãs, a imprudência e a falta de cuidado com o local reduziram a população da Ilha de Páscoa e terminaram com sua abundância de alimentos e recursos naturais.

A Ilha de Páscoa é o melhor exemplo do que não podemos fazer com nossa casa, a Terra.

 

Texto originalmente escrito em inglês, baseado em HARRISON, Stephen.  Easter Island. In Intermediate English Comprehension, 2013, Book 2, Kindle Edition. p. 31-32. Traduzido com a versão gratuita do tradutor – www.DeepL.com/Translator.

Imagem da capa: Moai. Disponível em: <div>Icons made by <a href=”https://www.freepik.com” title=”Freepik”>Freepik</a> from <a href=”https://www.flaticon.com/” title=”Flaticon”>www.flaticon.com</a></div>. Acesso em 07 jan. 2022.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.