Espécies Invasoras

Píton Birmanesa na Flórida, papagaios no Reino Unido, camelos na Austrália – são todos exemplos de espécies invasoras. Estas podem ser definidas como quaisquer espécies de plantas ou animais presentes em um ecossistema que não é o seu nativo.

Os camelos foram introduzidos na Austrália na década de 1840 por colonos britânicos. Imagem: www.dw.com

O fenômeno de espécies animais vivendo em novos lugares tem crescido largamente desde o último século. Espécies invasoras são ou introduzidas por humanos de forma proposital, para fins de caça ou para tentar controlar outra espécie animal, ou acidentalmente, por exemplo, quando os animais escapam e começam a reproduzir-se no novo ambiente.

Um caso de espécie invasora por escape foi o vison-americano (American mink), no Reino Unido. Os primeiros visons-americanos foram trazidos para fazendas de pele na Inglaterra, em 1929. Alguns escaparam e atualmente os vison-americanos selvagens encontrados na Inglaterra são tidos como descendentes daqueles. 

Vison-americano, espécie invasora no Reino Unido.
Imagem: Patrick Reijnders – Obra do próprio https://pt.wikipedia.org/wiki/Vison#/media/Ficheiro:American_Mink.jpg

Tal espécie colocou em perigo o ecossistema do Reino Unido, porque é caçadora e mata muitos animais, como rato-dos lameiros ou ratazana europeia (water voles), martim- pescador (kingfishers) e lagostim (crayfish).

Ratazana europeia ou rato-do lameiro (water voles) é presa do vison-americano. Imagem: en.wikipedia.org/wiki/European_water_vole

Kingfisher ou martim-pescador é alimento para o vison-americano. Imagem:The Guardian.Photograph: Owen Humphreys/PA

Lagostim ou crayfish é outra espécie ameaçada pelo vison-americano. Imagem: en.wikipedia.org/wiki/Crayfish

Outro exemplo de espécie invasora por escape é a cobra Píton Birmanesa (Burmese python) na Flórida, Estados Unidos. A espécie é nativa de muitas partes do Sudeste da Ásia e regiões do sul da China. Estas cobras eram guardadas como animais de estimação exóticos (exotics pets),  mas algumas escaparam. Agora há pelo menos cinco mil cobras pítons birmanesas na Flórida, as quais têm reduzido o número de outras espécies nativas, como guaxinins (racoons), jacarés (alligators) e  cervos (deers), aos quais caçam e comem.

Cobra Píton Birmanesa, espécie invasora na Flórida, Estados Unidos. Imagem: https://pt.wikipedia.org/wiki/Python_bivittatus

Nem toda espécie invasora foi para o ambiente natural por fuga, algumas foram introduzidas sob determinados propósitos. Um exemplo é o sapo da cana (cane toads). Esta espécie é oriunda da América Central e da América do Sul, mas foi levada para ilhas do Caribe e da Oceania.

Originalmente, esses sapos eram usados para erradicar insetos da cana de açúcar. Entretanto, são agora considerados pestes porque matam outros animais. Outro problema é que eles têm veneno letal, que mata qualquer animal que os coma.

Sapo da cana (cane toad), espécie invasora em ilhas do Caribe.Imagem: en.wikipedia.org/wiki/Cane_toad#/

Além da fuga e ou deliberada introdução,  há uma terceira forma de espécies invasoras colonizarem um novo ambiente – a carona (hitchhiking).  Um exemplo desse “caroneiro” é o Carcinus maenas, conhecido como caranguejo verde (green crab), nos Estados Unidos e shore crab no Reino Unido. 

Este caranguejo chega aos novos habitats “pegando carona” em navios, escondido em pacotes e embalagens ou agarrado a pedaços de madeira à deriva. É nativo do nordeste do Oceano Atlântico e Mar Báltico, mas invadiu habitats na Austrália, África do Sul, Américas do Sul e do Norte.

A principal desvantagem da invasão de espécies animais é a disrupção que provoca no novo ecossistema. Isto ocorre porque tais espécies podem matar animais nativos ou comer plantas nativas e atacar plantações. Em face disso, muitos governos estão tentando erradicá-las. Todavia, estas espécies são muito adaptáveis e dar cabo delas pode ser complicado e caro. 

Alguns desses animais tornar-se-ão residentes permanentes nos novos lares? Ou poderão ser expulsos?

HARRISON Stephen. Invasive Species. In: Intermediate English Comprehension. Book 1, Kindle Edition, 2013, páginas 40-41 . Disponível em:<https://www.englishlearningexpert.com/audio.html>. Tradução livre por Karina Gomes Cherubini

Hitchhiking: ‘to hitchhike”, to travel by getting free rides in passing vehicles.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.