Álcool gel: use com cuidado para evitar queimaduras

Por Pedro Peduzzi, repórter da Agência Brasil – Brasília (adaptação).

“A falta de álcool gel no mercado tem levado muitas pessoas, no desespero de conseguir o produto, a comprá-lo sem os devidos cuidados quanto à procedência. Caseiro, falsificado ou legalizado, o produto pode representar um risco alto de queimaduras. O alerta foi feito pelo gerente de fiscalização do Conselho Regional de de São Paulo, Wagner Contrera, que é também conselheiro suplente do Conselho Federal de Química.

Depois de passar o produto nas mãos é preciso ter cuidado ao acender um cigarro ou o fogão da cozinha.

Contrera disse já ter recebido relatos sobre o uso exagerado do produto. “Neste momento de tensão, em que todos estão com medo da covid-19, muitas pessoas cometem excessos. Usam máscaras até quando dirigem sozinhas no carro. No caso do álcool gel, as pessoas usam em grande quantidade e a todo momento. Aí esquecem e vão acender um cigarro ou mesmo o fogão, para preparar as refeições. É um verdadeiro perigo”, disse o gerente do conselho de química.

Segundo o químico, entidades ligadas a tratamentos de queimaduras relatam casos de pessoas que se queimam ao se aproximar de fontes de calor logo após passar  álcool gel nas mãos. “O gel também é inflamável e, conforme mostram as embalagens, não pode ser deixado ao alcance de crianças nem de animais domésticos.”

Referência: PEDUZZI, Pedro. Álcool gel: se falsificado, não use; se legalizado, use com cuidado. Portal Agência Brasil, 30 mar. 2020. Disponível em:<https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/alcool-gel-se-falsificado-nao-use-se-legalizado-use-com-cuidado>. Acesso em: 02 abr. 2020. 

Imagem da capa: Freepik. Disponível em:<a href=”https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/projeto”>Projeto vetor criado por freepik – br.freepik.com</a>. Acesso em: 02 abr. 2020.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.