Alagoinhas destaca estímulo à educação ambiental através do projeto Eco Kids e Eco Teens

Acompanhe a reportagem:

Em 2015, todas as ações da Secretaria da Educação (SEDUC) foram baseadas na melhoria da educação com adoção de prazos e metas para a realização de importantes projetos como a requalificação de unidades escolares. A Creche Girassol e a Escola Municipal Paulo Freire foram devolvidas à população equipadas com novos mobiliários e infraestrutura. 60 telas interativas foram distribuídas nas unidades da Rede, assim como 450 notebooks para os professores. A comunidade de Rio Branco foi contemplada com a construção e entrega de uma escola na na zona rural.

 

Fotos / Amilton André – SECOM

Programas e projetos em parceria com o Ministério da Educação como Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC que vai qualificar 160 professores e beneficiar mais de 8 mil alunos da rede municipal. Programa Mais Educação, Brasil Alfabetizado, Proeja, Projovem Urbano, foram algumas ações executadas em 2015, além da valorização do professor com reajuste salarial de 13%, negociado nacionalmente.

Manutenção de parcerias com instituições públicas e privadas também foram decisivas para o sucesso da educação, à exemplo do Programa de Prevenção às Drogas e à Violência – Proerd, junto com a Polícia Militar que formou na edição 2015 mais de 1.000 jovens. A educação ambiental recebeu estímulo importante com o lançamento de dois jornais temáticos: o Eco Kids e o Eco Teens, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) e o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

O ano também foi marcado pela aprovação do Plano Municipal de Educação (PME) com vigência até 2023 e pensando em ampliar as relações entre as unidades escolares, promovendo a troca de experiências e a busca de soluções para problemas, foi criado o Núcleo Gestor.

Cursos de capacitação e aperfeiçoamento para o corpo discente à exemplo do CAPACITAR, cursos de formação do Sistema de Ensino Direito de Aprender – SEDA, para uso de salas multifuncionais e do Programa de Educação Ambiental, em parceria com a Ferrovia Central Atlântico foram executados ao longo de todo o ano.

Diversas ações pedagógicas inovadoras integraram o ano letivo, a exemplo do Leituraço, Programa Letrar, Educação musical com a Filarmôrnica Euterpe Alagoinhense, Trailer da Ciência, entre outros.

Fonte: EDUCAÇÃO, uma das prioridade do município. Portal da Prefeitura Municipal de Alagoinhas.  Alagoinhas, 28 dez. 2015. Disponível em: <http://www.alagoinhas.ba.gov.br/index.php?link=visualiza_noticia&id_noticia=6700>. Acesso em: 02 jan. 2016.

Grifos não originais na matéria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.